VIDEOGRAFIA

A videografia de Britney Spears é outro ponto forte da sua carreira. Desde o começo que Britney se distinguiu pela sua imagem e ideias extravagantes. A estudante de uniforme e totós de “…Baby One More Time” voou até ao espaço em “Oops!… I Did It Again”, deu um novo significado à palavra sexy em “I’m A Slave 4 U”, encarnou uma vilã em “Toxic” e ainda se mostrou uma dominadora de homens em “Womanizer”.

 Seja pelas roupas usadas, coreografias, cenários, às inúmeras controvérsias, os seus vídeos estabeleceram um legado por si só. Com eles, a Princesa do Pop criou tendências, ditou modas e serviu de inspiração para outros artistas. Nesta página, é possível encontrar a lista de vídeos lançados por Britney, assim como alguns detalhes e curiosidades.


“…Baby One More Time”

Lançamento: 1998
Diretor: Nigel Dick
Youtube: 284 286 905

Curiosidades

Foi a própria Britney Spears que, aos 16 anos, sugeriu o conceito e os visuais do vídeo de “…Baby One More Time”. Na altura, a sua editora optou por um vídeo mais infantil com semelhanças a desenhos animados, mas a cantora recusou. O vídeo foi gravado na Venice High School e o figurino está exposto no Planet Hollywood em Las Vegas.


“Sometimes”

Lançamento: 6 de Maio de 1999
Diretor: Nigel Dick
Visualizações Youtube: 85 771 177

Curiosidades

Durante os ensaios para o vídeo “Sometimes” – a 11 de fevereiro de 1999 – Britney aleijou-se no joelho esquerdo e foi rapidamente para o hospital. Só depois de recuperar da cirurgia é que gravou o vídeo nos dias 9 e 10 de Abril de 1999 na Paradise Cove em Malibu. O vídeo estreou no programa Total Request Live da MTV.


“(You Drive Me) Crazy”

Lançamento:Agosto de 1999
Diretor: Nigel Dick
Visualizações Youtube: 81 133 736

Curiosidades

O vídeo foi filmado em Redondo Beach Power Station na Califórnia nos dias 14 e 15 de junho de 1999. Tal como em “…Baby One More Time”, o conceito do vídeo veio de Britney. Os atores Melissa Joan Hart e Adrian Grenier fizeram uma participação especial no vídeo devido ao filme que promoviam na altura, Drive Me Crazy (1999). A música de Britney fez parte da banda sonora. A MTV esteve nos bastidores para o programa “Making The Video”.


“Born To Make You Happy”

Lançamento: Dezembro de 1999
Diretor: Billie Woodruff
Visualizações Youtube: 25 055 485

Curiosidades

Foi para o vídeo de “Born To Make You Happy” que Britney Spears trabalhou pela primeira vez com o famoso coreógrafo australiano Wade Robson. O figurante do vídeo, Christopher Snyder, também representou ao lado da cantora no vídeo “From The Bottom of My Broken Heart”, lançado pouco depois.


“From the Bottom of My Broken Heart”

Lançamento: 17 de Dezembro de 1999
Diretor: Gregory Dark
Visualizações Youtube: 19 495 594

Curiosidades

Gregory Dark, o diretor do vídeo, revelou que foi contratado de modo a moderar a imagem com que Britney ficou após o seu look no vídeo de “…Baby One More Time”. A equipa da cantora queria um vídeo com mais história, sem dança, maduro e emocional. O figurante Christopher Snyder, de “Born To Make You Happy” voltou a contracenar com Spears.


“Oops!…I Did It Again”

Lançamento: Abril de 2000
Diretor: Nigel Dick
Visualizações Youtube: 145 931 009

Curiosidades

As gravações para o vídeo de “Oops!… I Did It Again” aconteceram nos dias 17 e 18 de Março de 2000 na Universal City, na Califórnia. A coreografia ficou a cargo de Tina Landon, enquanto a ideia para conceito e para o figurino (vermelho em latex) de Britney. Durante as gravações, uma das câmaras caiu em cima da cabeça da cantora e esta teve que levar quatro pontos.


“Lucky”

Lançamento: Julho de 2000
Diretor: Dave Meyers
Visualizações Youtube: 75 333 674

Curiosidades

O diretor Dave Meyers (que viria a trabalhar novamente com Britney nos vídeos de “Boys”, “Outrageous” e “Radar”) gravou o vídeo com a cantora nos dias 12 e 13 de Junho de 2000.


“Stronger”

Lançamento: Novembro de 2000
Diretor: Joseph Kahn
Visualizações Youtube: 75 794 010

Curiosidades

Joseph Kahn, o diretor deste vídeo e dos seguintes “Toxic” e “Womanizer”, revelou que a ideia para “Stronger” foi inteiramente criada pela própria Britney. Foi ela quem quis fazer uma coreografia com uma cadeira, conduzir um carro e terminar com “o seu namorado”. Na gravação de “Stronger”, Britney caiu da cadeira durante uma das cenas e aleijou-se.


“Don’t Let Me Be the Last to Know”

Lançamento: Março de 2001
Diretor: Herb Ritts
Visualizações Youtube: 29 048 596

Curiosidades

O vídeo foi gravado em Key Biscane, Florida. “Don’t Let Me Be The Last To Know” marcou o primeiro beijo de Britney num vídeo. Neste caso, com o modelo francês Brice Durand. O lançamento do vídeo teve que ser adiado devido à sua edição que provocou ciúmes ao namorado da altura, Justin Timberlake. Além disso, a mãe da cantora ordenou que cortassem algumas das suas cenas devido ao suposto conteúdo sexual.


“I’m a Slave 4 U”

Lançamento: 24 de Setembro de 2001
Diretor: Francis Lawrence
Visualizações Youtube: 91 497 665

Curiosidades

“I’m A Slave 4 U” foi gravado no estúdio Universal City na Califórnia nos dias 1 e 2 de Setembro. A coreografia ficou, mais uma vez, a cargo de Wade Robson, com a ajuda de Crystal Chewning e Mayte Garcia. Duas versões alternativas podem ser encontradas no DVD “Greatest Hits: My Prerogative” (2004).


“Overprotected”

Lançamento: Novembro de 2001
Diretor: Billie Woodruff
Visualizações Youtube: 74 588 079

Curiosidades

O vídeo foi coreografado por Brian Friedman. Muitos interpretaram o vídeo como uma “libertação”, “revolta” e “rebeldia” por parte da cantora por serdemasiado protegida e por querer ser mais livre. Sobre o vídeo, Britney disse: “Acho que diz muito. Foi tão bem dirigido, muito colorido e a coreografia foi demais!”.


“Overprotected (The Darkchild Remix)”

Lançamento: 26 de março de 2002
Diretor: Chris Applebaum
Visualizações Youtube: Indisponível

Curiosidades

O remix de “Overprotected” foi gravado durante o primeiro fim-de-semana de Março de 2002 em Los Angeles, na Califórnia. Tal como no vídeo original, a coreografia também ficou a cargo de Brian Friedman. O diretor ficou impressionado com a ética de trabalho de Britney, uma vez que o vídeo foi filmado em 23 horas.


“I’m Not a Girl, Not Yet a Woman”

Lançamento: 2002
Diretor: Wayne Isham
Visualizações Youtube: 72 526 481

Curiosidades

O vídeo de “I’m Not a Girl, Not Yet a Woman” foi lançado juntamente com o filme Crossroads. Foi filmado na Antelope Canyon, Arizona entre os dias 16 e 18 de Agosto. O diretor gostou muito da atitude da cantora nas gravações por se mostrar sempre positiva, simpática e cheia de energia. Existem duas versões do vídeo: uma delas é a do álbum, que apresenta Britney em cima de um penhasco e dentro da Antelope Canyon, e a outra é a versão do filme Crossroads, que mistura várias cenas do filme e onde foram aproveitados cenários do filme para novas cenas do vídeo.


“I Love Rock ‘n Roll”

Lançamento: 2002
Diretor: Chris Applebaum
Visualizações Youtube: 21 832 188

Curiosidades

Este vídeo foi filmado no bar The Inn, em Long Beach, Nova Iorque. “I Love Rock’n’Roll’ foi considerado o segundo melhor vídeo de 2002 pela MTV Latin America. A versão do diretor do vídeo saiu mais tarde com algumas cenas inéditas.


“Boys (feat. Pharrell Williams)”

Lançamento: 2002
Diretor: Dave Meyers
Visualizações Youtube: 40 622 499

Curiosidades

Para além de Britney, o cantor Pharrell Williams, o ator Mike Myers (caraterizado como Austin Powers), Justin Bruening, Jason Priestley e Taye Diggs aparecem no vídeo de “Boys”.


“Me Against the Music (feat. Madonna)”

Lançamento: 21 de Outubro de 2003
Diretor: Paul Hunter
Visualizações Youtube: 22 474 882

Curiosidades

O vídeo de “Me Against The Music” foi filmado durante três dias em Outubro de 2003 com a participação de Madonna, na Silvercup Studios em Long Island City, Nova Iorque. O conceito do vídeo passou por separar Britney de Madonna quer no cenário, quer no contraste de cores dos figurinos (preto/branco). Kevin Tancharoen foi o coreógrafo. O veículo usado no início do vídeo, um Mazda RX-8, foi autografado por Spears e, mais tarde, leiloado em benefício da The Britney Spears Foundation.


“Toxic”

Lançamento: 13 de Janeiro de 2004
Diretor: Joseph Kahn
Visualizações Youtube: 276 763 744

Curiosidades

“Toxic” foi filmado durante três dias em Dezembro de 2003 num estúdio de som localizado em Los Angeles, Califórnia. O vídeo tem referências a Blade Runner, The Seven Year Itch, Alias e aos filmes de John Woo. O conceito veio, mais uma vez, da cabeça de Britney e a coreografia nasceu de uma colaboração entre Brian Friedman e Spears.

O papel de namorado de Britney (no vídeo) ficou a cargo do ator Martin Henderson, que fez parte da estreia de Kahn enquanto diretor no filme Torque. Após o incidente com Janet Jackson no Super Bowl XXXVIII, o vídeo foi considerado explícito pela MTV e só podia ser transmitido no final da noite nos Estados Unidos. “Toxic” custou cerca de um milhão de dólares para ser realizado.


“Everytime”

Lançamento: 12 de Abril de 2004
Diretor: David LaChapelle
Visualizações Youtube: 88 519 664

Curiosidades

“Everytime” foi filmado nos dias 13 e 14 de Março de 2004, em Los Angeles. O vídeo foi inspirado na cinematografia do filme Leaving Las Vegas (1995). Houve um conceito anterior para a história do vídeo em que Britney se suicidava no final, mas após ter recebido críticas de várias organizações, esta versão foi descartada. O ator Stephen Dorff entra no vídeo. Existe uma versão alternativa do vídeo que apresenta Britney a cantar nas cenas do corredor do hospital que foi incluída no DVD “Greatest Hits: My Prerogative” (2004).


“Outrageous”

Lançamento: Cancelado
Diretor: Dave Meyers
Visualizações Youtube: Indisponível

Curiosidades

O vídeoclipe da canção foi filmado em Nova Iorque, em Junho de 2004, em Queens e em Manhattan. Snoop Dogg participou nas gravações. O vídeo tinha data de lançamento marcada para 28 de Junho de 2004 na MTV, mas não foi lançado, porque Britney caiu e aleijou-se no joelho esquerdo. O vídeo acabou por ser cancelado, bem como as restantes datas da The Onyx Hotel Tour. Um complexo de diferentes cenas foi lançado em DVD no “Greatest Hits: My Prerogative”.


“My Prerogative”

Lançamento: Setembro de 2004
Diretor: Jake Nava
Visualizações Youtube: 28 652 750

Curiosidades

“My Prerogative” foi filmado em Agosto de 2004 na The Paramour Mansion em Silver Lake, Los Angeles. De acordo com a mãe da cantora, Lynne Spears, o vídeo é desenvolve-se à volta de closeups brilhantes e movimentos lentos.” Ela também o descreveu como “um elemento do antigo e misterioso glamour de Hollywood”. O irmão de Britney, Bryan Spears, e o seu namorado na altura, Kevin Federline, participaram no vídeo.


“Do Somethin'”

Lançamento: 21 de Janeiro de 2005
Diretor: Britney Spears e Bille Woodruff
Visualizações Youtube: 4 852 827

Curiosidades

O vídeo de “Do Somethin'” foi gravado em Dezembro de 2004 em Los Angeles, na Califórnia. O vídeoclipe foi dirigido em conjunto por Bille Woodruff e pela própria Britney. A cantora aparece nos créditos do vídeo enquanto “Mona Lisa”, o seu alter ego. O uso de um painel da marca Louis Vuitton, no vídeo, resultou numa ação judicial contra a Jive Records. A marca saiu vencedora e a antiga gravadora de Britney teve que pagar 80 mil euros de indemnização. Spears descreveu as filmagens como “agitadas”, acrescentando que o vídeo foi filmado “em apenas cinco horas”. “Do Somethin'” foi coreografado e estilizado inteiramente pela cantora, com figurinos de Juicy Couture.


“Someday (I Will Understand)”

Lançamento: 14 de Junho de 2005
Diretor: Michael Haussman
Visualizações Youtube: 6 150 516

Curiosidades

Para Britney, Michael Haussman “[fez] um ótimo trabalho, conseguindo capturar a música, a sua essência e a sua emoção”. A cantora acrescentou que o vídeo tinha “um sentimento diferente” do que outros dos seus vídeos anteriores. “Someday” foi gravado a preto-e-branco.


“Gimme More”

Lançamento: 5 de Outubro de 2007
Diretor: Jake Sarfaty
Visualizações Youtube: 127 169 949

Curiosidades

“Gimme More” foi gravado num armazém em Los Angeles a 19 de Julho e a 7 de Agosto de 2007. Este é um dos vídeos mais baratos (e controversos) da sua carreira, custando apeas 25 mil dólares. Uma versão alternativa foi divulgada a 18 de Julho de 2011 onde são exibidas novas cenas, como a de Britney a desfilar por uma rua.


“Piece of Me”

Lançamento: 14 de Dezembro de 2007
Diretor: Wayne Isham
Visualizações Youtube: 96 963 037

Curiosidades

Filmado entre 27 e 28 de Novembro de 2007, na discoteca e restaurante ‘Social Hollywood’, em Los Angeles, o conceito do diretor para “Piece Of Me” foi o de mostrar a cantora a ridicularizar a sua própria vida de uma maneira confiante. O projeto teve um orçamento de 500,000 dólares.


“Break the Ice”

Lançamento: 12 de Março de 2008
Diretor: Robert Hales
Visualizações Youtube: 57 782 996

Curiosidades

O vídeo foi feito entre 10 a 20 de Janeiro de 2008. Este é o primeiro vídeo animado de Britney Spears e consiste numa animação em estilo anime – feito na Coreia do Sul – que mostra uma super heroína a derrotar inimigos. O vídeo recebeu muitos elogios da crítica e do público em geral dizendo que Britney se “reinventa” e “impressiona” a cada vídeo. O conceito de “Break The Ice” seria uma “homenagem a “Toxic”. Algumas interpretações viram-no como uma metáfora a factos ocorridos recentemente na vida da cantora.


“Womanizer”

Lançamento: 10 de Outubro de 2008
Diretor: Joseph Kahn
Visualizações Youtube: 178 391 652

Curiosidades

“Womanizer” foi filmado entre os dias 24 e 25 de Setembro em Los Angeles. Foi Britney Spears quem teve a ideia para o conceito do vídeo, apresentado-a no DVD “For The Record” para o seu pai durante um ensaio fotográfico. Para a cantora, “Womanizer” é como uma sequela do vídeo “Toxic”. Tal como no antigo clássico, “Womanizer” conta com várias interpretações de Britney e foi também um dos seus vídeos mais caros.

É possível ver partes da sua gravação no DVD de Britney, “For The Record”.


“Circus”

Lançamento: 4 de Dezembro de 2008
Diretor: Francis Lawrence
Visualizações Youtube: 137 685 051

Curiosidades

Tal como em “Womanizer”, partes da gravação de “Circus” são exibidas no DVD “For The Record”. O vídeo foi filmado entre os dias 28 de Outubro a 2 de Novembro de 2008, em Los Angeles. Britney escolheu Francis Lawrence para dirigir o vídeo, uma vez que ele era a “única pessoa que poderia capturar a mensagem e torná-la realmente excêntrica e diferente”. “Circus” recebeu críticas por parte da PETA por apresentar “animais cruelmente treinados”.


“If U Seek Amy”

Lançamento: 12 de Março de 2009
Diretor: Jake Nava
Visualizações Youtube: 71 947 599

Curiosidades

O vídeo de “If U Seek Amy” foi filmado no dia 7 de Fevereiro de 2009, em Pacific Palisades, Califórnia. Spears foi vestida por David Thomas. No início e fim deste vídeo é feita uma referência a Megyn Kelly, uma jornalista que críticou a escolha da música enquanto single e dedicou um segmento à mesma no programa America’s Newsroom. Segundo Megyn, a música devia ser banida das rádios por utilizar a palavra “f*ck”.


“Radar”

Lançamento: Julho de 2009
Diretor: Dave Meyers
Visualizações Youtube: 65 025 861

Curiosidades

“Radar” foi filmado nos dias 27 e 28 de Maio na the Bacara Resort & Spa em Santa Barbara, Califórnia. O diretor disse que Spears estava a precisar de algo diferente nos seus vídeoclipes, e que por isso, “Radar” era um tributo ao vídeo de “Take a Bow” de Madonna. Algumas das roupas deste vídeo fizeram parte da linha de roupa da Candie’s – promovida pela cantora na altura.


“3”

Lançamento: 30 de Outubro de 2009
Diretor: Diane Martel
Visualizações Youtube: 68 767 518

Curiosidades

O vídeo foi filmado nos dias 5 e 6 de Outubro de 2009 em Los Angeles, Califórnia e coreografado por Tone & Rich. O estilista GK Reid trabalhou juntamente com Spears para desenvolverem os figurinos. A diretora – Diane Martel – classificou o vídeo como “simples, sensual e minimalista”. Além disso, elogiou Spears pela sua simplicidade, criatividade e simpatia. Em 15 de Dezembro de 2009, a versão do diretor do vídeo foi divulgada na internet.


“Hold It Against Me”

Lançamento: 17 de Fevereiro de 2011
Diretor: Jonas Åkerlund
Visualizações Youtube: 118 985 095

Curiosidades

“Hold It Against Me” filmado nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2011. Brian Friedman ficou a cargo da coreografia. A cena onde duas Britney Spears lutam foi coreografada por Steven Ho. A esposa do diretor, B. Åkerlund, foi a estilista do vídeo. Spears ganhou 500,000 dólares apenas em product placement da Sony, da Make Up For Ever e da página Plenty of Fish.


“Till the World Ends”

Lançamento: 6 de Abril de 2011
Diretor: Ray Kay
Visualizações Youtube: 173 305 570

Curiosidades

Foi filmado dentro de um porão em Los Angeles, Califórnia. A coreografia foi desenvolvida por Brian Friedman. Foram lançadas duas diferentes versões da produção, a do diretor e a da coreografia (15 de Abril). Os críticos notaram semelhanças com o vídeo “I’m a Slave 4 U” (2001).


“I Wanna Go”

Lançamento: 22 de Junho de 2011
Diretor: Chris Marrs Piliero
Visualizações Youtube: 229 742 906

Curiosidades

Foi filmado nos dias 24 e 25 de Maio em Los Angeles, Califórnia. “I Wanna Go” tem várias referências a filmes, cultura pop e à carreira de Britney Spears (Mickey Mouse, Crossroads). Conta com a participação do ator Guillermo Díaz.


“Criminal”

Lançamento: 20 de Outubro de 2011
Diretor: Chris Marrs Piliero
Visualizações Youtube: 72 467 418

Curiosidades

Foi filmado em Dalston, um distrito de Londres, no fim de semana de 17 de Setembro de 2011. O seu namorado na altura, Jason Trawick, entra no vídeo.


“Scream & Shout”

Lançamento: 28 de Novembro de 2012
Diretor: Ben Mor
Visualizações Youtube: 629 150 734

Curiosidades

Foi filmado nos dias 13 e 14 de Outubro de 2012, em Los Angeles. O vídeo impacta pela sua simplicidade e pelo seu estilo futurista. Foi a canção tema de um anúncio para os auriculares da Beats by Dr. Dre. Mais tarde foi lançado um remix e vídeo da canção que conta com a participação dos rappers Hit-Boy, Waka Flocka Flame, Lil Wayne e Sean Combs.


“Ooh La La”

Lançamento: 11 de Julho de 2013
Diretor: Marc Klasfeld
Visualizações Youtube: 76 181 258

Curiosidades

Foi filmado em Junho. No vídeo aparece os filhos da cantora, Sean Preston e Jayden James, assim como a sua sobrinha, Maddie Aldridge.


“Work Bitch”

Lançamento: 1 de Outubro de 2013
Diretor: Ben Mor
Visualizações Youtube: 262 066 285

Curiosidades

Foi filmado entre 8 e 10 de Setembro de 2013, em Malibu, California. O vídeo foi aclamado pelos críticos e fãs, que o elegeram como um dos melhores da sua inteira carreira.


“Perfume”

Lançamento: 10 Dezembro 2013
Diretor: Joseph Kahn
Visualizações Youtube: 32 942 988

Curiosidades

Foi filmado entre 19 e 21 de Novembro de 2013. No vídeo o interesse amoroso de Spears deixa-a por outra mulher, ficando esta devastada. Kahn mencionou que existe uma versão de diretor do vídeo, onde o papel de Spears é de uma assassina contratada para matar o seu namorado.


“Pretty Girls”

Lançamento: 13 de Maio de 2015
Diretor: Iggy Azalea e Cameron Duddy
Visualizações Youtube: 166 459 755

Curiosidades

Foi filmado em 9 de Abril de 2015, em Studio City, Los Angeles. O vídeo foi inspirado no filme de 1988, “Earth Girls Are Easy” com a atriz Geena Davis.


“Make Me…”

Lançamento: 5 de Agosto de 2016
Diretor: Randee St. Nicholas
Visualizações Youtube: 56 248 364

Curiosidades

Foi filmado em 16 de Julho de 2016. O vídeo original de “Make Me…” foi dirigido por David LaChapelle e as suas filmagens tiveram início em 2 de Junho de 2016. Contudo, esse clip foi descartado pois a gravadora de Britney o considerou “sem sentido”. No seu lugar surgiu Randee St. Nicholas. O rapper G-Eazy participa no vídeo. Uma versão alternativa do vídeo pode ser encontrada no jogo, ‘Britney Spears: American Dream’.


“Slumber Party”

Lançamento: 18 de Novembro de 2016
Diretor: Colin Tilley
Visualizações Youtube: 70 391 691

Curiosidades

Gravado entre os dias 24 e 26 de Outubro de 2016, o vídeo foi coreografado por Charm La’Donna e baseado no filme “Eyes Wide Shut”. A cantora Tinashe entra nele. No vídeo aparece também o seu atual namorado Sam Asghari. O casal conheceu-se durante as gravações.


CIRCUS © Todos os direitos reservados 2017 | Contato {+}
Layout por
Ana Liziane